"Deus disse: 'Faça-se a luz!'. E a luz foi feita." (Gênesis 1,3)
O simbolismo da vela
Nas Sagradas Escrituras, no Evangelho segundo São Mateus, é dito: 'este povo, que jazia nas trevas, viu resplandecer uma grande luz'; no Evangelho segundo São João, consta o que Nosso Senhor Jesus Cristo disse: 'Eu sou a luz do mundo'. Como Jesus é a luz do mundo - como Ele é a nossa luz! - nada melhor que fazermos o uso do fogo e de sua luz para rememorarmos o Senhor. A luz é o símbolo da alegria, do poder vivificante que dissolve as trevas - a representação da morte e da perdição. Nós católicos somos os filhos da Luz na guerra perpétua contra os poderes das trevas.
A vela é composta de três elementos: a cera, o pavio, o fogo. O Pai, o Filho, o Espírito Santo! É um símbolo da Santíssima Trindade. Representa, porém, também apenas Jesus Cristo: a cera como Sua Carne, o pavio como Sua Alma, o fogo como Sua Divindade. Quando a vela está acesa, vemos nela a manifestação daquilo que Jesus Cristo realizou para a nossa salvação: a chama da vela derrete a cera por completo, aniquilando-a, assim como o Filho entregou Seu Corpo à morte, sendo consumido por ela por amor a nós, pecadores. Como ensinou Santo Agostinho em seus sermões: 'Acendemos velas para Cristo acender em nossos corações o fogo de Seu ardente amor, porque, por amar-nos tanto, padeceu até morrer na Cruz'.
Descrição:
Composição 100% cera de abelha, pavio de algodão número 6 encerados com cera de abelha.
Medida: 10 cm (Altura) X 1 cm (Diâmetro)*
*As velas são feitas artesanalmente, por isso pode haver uma pequena variação em suas medidas e tonalidades
Livraria Santa Carona
CEDET - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E TECNOLOGICO LTDA - EPP - CNPJ: 51.914.620/0001-77 © Todos os direitos reservados. 2025